domingo, 6 de outubro de 2013

Entrevista com Rafael Freitas do site Santa Rita em Foco para o Café com Siéllysson








Entrevista 23










Ele é estudante do IFPB, adora fotografias e o mundo virtual, criador do site mais visitado de Santa Rita. Rafael Freitas é mais um santarritense que faz a diferença.





De corpo esguio, movimento preciso, tom de voz educado, assim é o jovem que encontro pela primeira vez para uma entrevista para Seção “Café com Siéllysson”. Conhecia seu trabalho, conversamos semanas pela internet e admirei a capacidade de superação e sua criatividade. Não pensei duas vezes queria-lhe numa entrevista aqui nesse blog; marco no Centro de Santa Rita no Bookafé para um papo acompanhado de um delicioso café. Ele traz em uma pasta todos os materiais produzidos por ele e sua equipe, que somente no final da entrevista me mostrou e mais uma vez fiquei surpreso com a dedicação dele e com os dados estatísticos de visitações do seu site. Aqui uma parte da nossa conversa.






SIÉLLYSSON – De quem foi a ideia de fazer um formativo sobre o bairro de Várzea Nova?


RAFAEL FREITAS - A ideia partiu da insistência de Marcos Lima e do apoio de Ricardo Rosa, a partir daí elaboramos o que deu origem ao que é hoje “Santa Rita em Foco”. Era um informativo impresso, só depois do segundo exemplar foi que nós criamos o site. O site foi criado por mim, na época eu não sabia nada sobre produção de sites. Até hoje não sou nenhum experient no assunto, mas na época eu não tinha nenhuma noção de como construir um site, fui pesquisar, estudar e consegui criá-lo.






SIÉLLYSSON – Por que o seu site foi voltado somente para Várzea Nova?


RAFAEL FREITAS - Nosso site foi criado em 2008. Na época, voltado pra nosso bairro, pois pra mim, trabalhar com Várzea Nova era suficiente, achava que trabalhar com Santa Rita seria demais, algo muito abrangente.






SIÉLLYSSON – Qual era o objetivo do site? Era poder denunciar os problemas para tentar resolvê-los?


RAFAEL FREITAS - Justamente. O objetivo da época era esse e ainda hoje temos esse objetivo mostrar os problemas sociais pra que de alguma forma as pessoas, incluindo autoridades, possam ver e tentar solucionar.






SIÉLLYSSON – Você não acha que expor os problemas, crimes, cria ou fortalece a imagem negativa da cidade?


RAFAEL FREITAS - Traz uma imagem negativa e também muita perseguição. Nós enfrentamos isso. Na época do “Várzea Nova Notícias”, mas depois da transformação do site para abranger Santa Rita como um todo. Como não paramos de mostrar os problemas sociais, fomos perseguidos pela antiga administração de Marcos Odilon. Não foi diretamente pelo gestor, mas por pessoas envolvidas na prefeitura.






SIÉLLYSSON – Vocês conseguiram solucionar algum problema?


RAFAEL FREITAS - Conseguimos. Desde o instinto “Várzea Nova Notícias” lembro que mostrávamos problemas, mas assim que o problema era resolvido mostrávamos a solução do mesmo. Fazíamos o antes e o depois. Lembro-me de uma rua que estava esburacada, mostramos e foi resolvido, mostramos também a resultado. Fazíamos o antes e o depois. Lembro-me de uma quadra de esportes de um colégio estadual que estava caindo aos pedaços, mostramos. E assim, até hoje fazemos esse trabalho.






SIÉLLYSSON – Vocês têm ampliado mostrando realidade de toda cidade...


RAFAEL FREITAS - Sim. Ampliamos. Nossa responsabilidade também de fazer algo como muita qualidade e trazer os problemas de toda cidade. Antes tínhamos colaboradores apenas em Várzea Nova. Hoje temos em muitos bairros da cidade. Nossa meta é ter um editor em cada bairro, responsável pela aquela área pra trazer informações, problemas... Mas, não chegamos ainda nesse objetivo; temos colaboradores quase em todos os bairros, eles não recebem nada, até porque nosso site é de voluntários, mas nosso sonho é ter editores espalhados pela cidade.






SIÉLLYSSON – Vocês são quantos?


RAFAEL FREITAS - Temos seis pessoas na equipe, mas somos quatro os responsáveis diretamente pela produção, somos, Wallyson Sousa, Sandro Barbosa, Thiago Bruno na qualidade de editores, agora tem três colaboradores que tem acesso direto ao sistema, e vários outros colaboradores que colaboram ocasionalmente.






SIÉLLYSSON – Sei que de resolveram alguns problemas sociais, vocês conseguiram resolver problemas de caso de família. Conte-nos.


RAFAEL FREITAS - Na época do “Várzea Nova Notícias”, tínhamos leitores de mais de 126 países e lembro de uma moça que morava no estado do Rio de Janeiro, ela tinha uma família em Várzea Nova. Ela conheceu nosso trabalho, entrou em contato comigo e narrou sua história, que morou em Várzea Nova e que queria rever a família por parte de pai. Fizemos esse encontro só que de forma virtual, ela mandou cartas, e-mails, fotografias. Em contrapartida, fiz gravações da família, digitalizei fotos, peguei o contato de telefone e endereço e repassei pra ela.






SIÉLLYSSON – Você acha que a cidade de Santa Rita falta um site informativo que possa abordar não só os pontos positivos como os problemas sociais?


RAFAEL FREITAS - Eu acredito que o “Santa Rita em Foco” já faz isso muito bem, mas quanto mais sites melhor será. Essa é a ferramenta que temos pra expor esses problemas. Quando surge um site, as pessoas ficam pensando que será um concorrente, nós não temos esse problema, desde a época fazíamos por gostar não fazemos pra ganhar dinheiro, então, pra nós quanto mais sites em Santa Rita melhor pra abrir novas oportunidades quem sabe atingir públicos que ainda não atingirmos.






SIÉLLYSSON – Você tem planos para abordar toda a Paraíba? Quais são os planos de vocês organizadores do site?


Já chegou momentos em que parei, pensei em criar um site em nível de Paraíba, mas não vamos fazer isso porque o “Santa Rita em Foco” já trabalha em níveis estaduais também, não nos prendemos somente a Santa Rita. Já existem sites em níveis de Paraíba tão bons que não temos necessidade de abranger, o que queremos é dar continuidade ao “Santa Rita em Foco” e continuar crescendo da forma que está acontecendo.






SIÉLLYSSON – Que conselho você deixa para jovens que queiram fazer um trabalho parecido com o de vocês, um trabalho social, um trabalho de informação.


RAFAEL FREITAS - Tem que trabalhar bastante. Criar uma página e deixar lá parada não é atrativo. Já acompanhei o surgimento e o desaparecimento de alguns sites por falta de dedicação. Então, se dediquem bastante, façam bem feito, tragam o máximo de notícias. Tenham dedicação.






SIÉLLYSSON – O que você espera da nova administração (Reginaldo Pereira)?


RAFAEL FREITAS - Em relação à cidade eu espero que mude muita coisa porque vivemos um tempo de caos total na cidade. Quem mora aqui sabe por que sentiu na pele tudo isso. Espero que consiga resolver os problemas que a gestão anterior deixou, e no momento que seja resolvido os problemas da gestão passada, possamos evoluir também; em termo de infra-estruturar, esporte, cultura e educação que é tão importante. Então, no princípio estabilizar tudo o que a administração anterior deixou e a partir daí evoluir. Já em relação ao portal esperamos ter um apoio da prefeitura, como forma de incentivo e valorização ao nosso trabalho, para que nós possamos melhorar, ampliar e modernizar cada dia mais o nosso site.






Matéria publicada em

29 janeiro 2013 01:37 (terça feira)

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

.

Social Icons

Featured Posts