quarta-feira, 9 de março de 2016

Noites Poéticas no Cafofo de Siéllysson


O sarau no Cafofo de Siéllysson

É uma reunião mensal que acontece na casa do escritor Siéllysson com seus amigos, que em sua maioria são professores, artistas, músicos, poetas, cujo objetivo principal é propagar e trocar ideias literárias, artísticas por meio de poesia, música e performance teatrais. 

A Origem da Palavra Sarau

“Há quem pense que se trata de um galicismo moderno derivado do francês soirée (reunião noturna), mas não é esse o caso. Embora ambas as palavras tenham raiz no latim serotinus (tardio, pela tarde), a origem reside no galego serao (anoitecer) e no catalão sarau, baile nocturno popular de que já havia registro em 1537.”
Fonte: Revista Super Interessante

Os saraus no Brasil


Os saraus eram festas noturnas realizadas em residências já bem divulgadas na Europa moderna. Esta expressão artística chegou ao Brasil com a família Real portuguesa, em 1808; era um público privilegiado e elitizado que freqüentava, a festividade seguia os padrões dos salões franceses com direito a piano de caldas.
Inicialmente estes ritos aconteciam no Rio de Janeiro onde concentrava a maior parte da corte portuguesa, com o passar do tempo algumas famílias mais influentes passaram a se interessar por esta prática e vários saraus oram realizados nas residências paulistas.
Assistam alguns vídeos das Noites Poéticas no Cafofo

2 comentários:

Sandra disse...

Parabéns por manter este espaço (Cafofo) acolhendo poesia, arte,amigos e amigas.

Unknown disse...

Como você mesma me deu a dica, Sandra Alves: "Eu moro ali..." Então, o ali virou para alguns um Centro cultural, para outros um refúgio, para outros um espaço de grandes encontros. Para mim, o Cafofo ou "Ali..." é o lugar de celebrar a vida, e as artes são os temperos para deixar a vida mais gostosa.

Postar um comentário

Pages

.

Social Icons

Featured Posts