Entrevista - 09
Jovem, talentoso, Tibério
Palmeira é um nome marcante no mundo da propaganda na Paraíba, responsável pelo
maior evento de moda que Santa Rita já conheceu. Hoje, dedica-se a propaganda e
tudo o que está relacionado à imagem. Tibério é mais um santa-ritense que faz a
diferença e conta tudo para nós no “Café com Siéllysson”
SIÉLLYSSON – Qual é o seu trabalho hoje
na mídia?
TIBÉRIO PALMEIRAS - Eu tenho um escritório que
oferece um pacote de serviços juntos ou isolados desde consultoria de estilo
para marcas, desenvolvimento de coleção e conceito, produção e criação de
campanhas publicitárias, produção e direção publicitária, casting de
modelos, monitoramento de mídias sociais entre outros. Somos responsáveis pela
comunicação de algumas marcas já consolidadas no mercado como Vernier (PB),
Vagamundo (PE), Billy Joe (PE), Bacchus (PE), Jokerman (PE) entre
outras...
SIÉLLYSSON – Onde você encontra
inspiração para criar uma arte gráfica? E como faz para torna-se atualizado
nesse ramo.
TB -A inspiração vem do briefing, que
são informações muito importantes que são fornecidas pelo cliente. Depois
disso, o trabalho de pesquisa ajuda a compor a criação esperada pelo cliente.
Ou seja, a inspiração não vem do nada, vem do histórico e do conceito que o
cliente quer passar pro consumidor.
Para se atualizar nesse ramo é só ficar atento
aos novos recursos gráficos que os grandes fabricantes de software produzem; ir
a congressos, workshops sempre ajudam, mas o fundamental é pesquisa na
internet. Um recurso que é tendência forte no mercado para os designers é o 3D,
aprender a usar ferramentas e programas 3D ajuda também a se atualizar.
SIÉLLYSSON – Você participou de trabalhos
significantes com estrelas de televisão, da moda e da música, seja para
revistas de circulação nacional, seja para encarte de CD, como foi o de Elba
Ramalho. Qual trabalho deu mais prazer de ter participado?
TB - Olha, existiram muitos trabalhos, mas
realmente o trabalho para Elba, foi fantástico! Porque não foi apenas a criação
do encarte, nossa equipe teve toda a liberdade de criar tudo, nas inúmeras
reuniões, discutimos a criação do figurino que foi desenhado especialmente para
foto da capa, os desenhos dos painéis de 6 metros que colocamos no cenário para
compor o fundo, os objetos de cena, a tipologia que seria usada para as letras
das músicas e capa. Participamos de tudo, e o melhor é, que tudo foi aprovado
por Elba pessoalmente em todas as reuniões que fizemos, realmente foi muito
gratificante esse trabalho.
Trabalhar com pessoas conhecidas nacionalmente é
sempre muito bom, nos dá uma sensação de que estamos no caminho certo, algumas
personalidades que trabalhei: Christiane Torloni, Tânia Khalill, Monique
Alfradique, Fiorela Matheis, Fabiana Karla, Paola Oliveira, Claudia Alencar,
Claudia Raia, Jonas Sulzbach, Leandro Lima, Alvaro Jacomossi, Diego Miguel,
Guilhermina Guinle, Patrícia Naves entre outros, esses são os que eu me lembro.
SIÉLLYSSON – Você realizou o maior evento
de moda do município Santa Rita fashion Day.
Entretanto, resolveu não levá-lo mais adiante, mesmo sabendo que foi um grande
sucesso por anos consecutivos. Por quê?
TB - Bom na verdade depois da última edição do
evento, eu recebi uma proposta para trabalhar em Recife em uma grande produtora
e fiquei impossibilitado de realizar o evento, visto que o evento exigia de
muito tempo e de meses de pré produção, de outro estado não tinha como
produzir, até porque viajava muito a trabalho. Mas me orgulho muito desse
evento e tenho desejo de retomar o projeto um dia.
SIÉLLYSSON – A impressão de quem está
fora do mundo da propaganda é que dentro das agências as pessoas brincam de
criar e que tudo é muito prazeroso. Mas, qual é a rotina de alguém que trabalha
com mídias?
TB - A rotina é bastante pesada, eu costumo dizer
que quem trabalha com isso realmente tem que ser apaixonado pelo que faz,
porque não existem horários nem dias para trabalho. Trabalhamos domingos e
feriados, e o que é muito legal em tudo é que sempre o ambiente de trabalho,
seja no set de filmagem, no estúdio fotográfico e até mesmo no escritório é
sempre muito descontraído, mesmo acordando sempre às 5 da manhã do domingo para
aproveitar a melhor luz do dia.
SIÉLLYSSON – Quem trabalha com estética,
moda, propaganda, artes é, geralmente, exigente consigo. E com os outros, você
também é? Você é o tipo de pessoa que ver os erros de combinações das roupas
nas pessoas comuns? E que analisa a forma de se vestir de alguém que você
deseja?
TB - Confesso que sim, eu sempre presto muito
atenção nisso, mas acredito que cada um tem sua personalidade e tem que se
sentir bem com o que veste. Eu presto atenção baseado no meu modo de pensar e
baseado no meu conhecimento do ramo, mas não necessariamente o que eu penso a
outra pessoa pesa como adequado, na moda existe tendências, mas cada um adapta
essa tendência de acordo com sua personalidade. E procuro só fazer comentários
ou dar conselhos se me for solicitado, críticas a roupas ou estilos pode ser
deselegantes. O meu estilo é muito jeans e camiseta com algum acessório, mas
nada que chame muita atenção. Claro que sempre procuro seguir tendências. Faço
muita pesquisa sobre moda porque uso muito isso no meu trabalho!
SIÉLLYSSON – O que há de mais
difícil no seu trabalho?
TB - Acho que o relacionamento com o cliente é o
mais difícil, a maioria dos clientes tem medo de ousar e acabam optando pelo
tradicional ou clichê, o mercado aqui é difícil e agente tem que se virar para
convencer o cliente a fazer algo mais inovador e de impacto.
SIÉLLYSSON – Você um homem viajado,
morou em outros estados. Qual a importância do município de Santa Rita em sua
vida?
TB - Eu adoro minha cidade, adoro voltar e rever
os amigos, meus verdadeiros amigos estão em Santa Rita, e sempre me orgulho de
dizer em todo lugar. Foi em Santa Rita que passei grande parte da minha vida
por isso que a cidade tem importância fundamental em minha vida.
SIÉLLYSSON – Que mensagem você deixaria
para outros jovens que queriam embarcar nessa profissão sua.
TB - Costumo dizer que se você ama o que faz,
seja lá o que for, você sempre vai ser bem sucedido, meu conselho é “Procure
ser sempre o melhor!” o mercado é difícil, mas não para os melhores!
A imagem acima foi retirada do Facebook de
Tibério Palmeira
Entrevista publicada no domingo, dia 15 janeiro 2012 às 02:27
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