sexta-feira, 26 de abril de 2013

Livro: Santa Rita: a herança Cristã do Real ao Cumbe


 Santa Rita: a herança Cristã do Real ao Cumbe


Sobre meu livro

Este livro tem como objetivo fazer uma breve apresentação dos mais importantes patrimônios da cidade de Santa Rita e a origem do povoado de Cumbe. Entre os monumentos que podem ser destacados, temos: o Engenho D´el-Rei ou Engenho Tibiri devido a sua localização à margem do rio de mesmo nome. Será o registro permanente do período colonial? Próximo se localiza a capela de São Sebastião. Será ela a primeira construção sacra fora de Filipéia? Sobre o século XVII, período em que os holandeses se apossam da Capitania da Parahyba, será analisados cinco patrimônios que foram construídos neste período e que sobrevivem até nossos dias: a capela de N. Senhora da Batalha ( localizada atualmente em território de Cruz do Espírito Santo) e a capela de N. S ª do Perpétuo Socorro, Santana do Gargaú, por fim, será avaliada a obra singular do barroco: a capela de São Gonçalo e o casarão do engenho de mesmo nome. Analisarei a formação de centro da cidade durante o século XVIII e início XIX, período de intercâmbio entre o sertão pecuário e o litoral açucareiro, desenvolvimento do centro da cidade com algumas construções sacras como a matriz de Santa Rita, Igreja N. Sª da Conceição, construída de 1851 e dedicada aos negros livres da cidade e a feira livre de 1822. Por último, um breve relato sobre a principal Usina de Santa Rita, a qual recebeu o nome da padroeira, mas antes fora chamada de povoado do Real e depois Cumbe.

   _________________________________________&________________________________________

About my book: Santa Rita: the Christian heritage of the Royal Cumbe

This paper objectifies to make a short presentation of the most important Santa Rita city´s patrimonies and the origin of the Cumbe town, told by a point of view having the cultural and artistic patrimony of this city as main register. Among the monuments that we can emphasize, we have: D´el-Rei Sugar´s factory or Tibiri sugar´s factory, because of its placement at the edge of the river with same name. Will it be the permanent register o the colonial period? Close to them, we can find San Sebastian chapel. Will it be first sacred building outside Filipeia? About the 17 ™  century, period in which the ditches get own of the Parahyba captainship, it will be analyzed five patrimonies that were built at this period and that survive until nowadays: N. Sª da Batalha chapel, (placed currently at Cruz do Espírito Santo ´s territory), N. Sª do Perpétuo Socorro chapel, Santana do Gargaú and at last, it will be evaluated the baroque singular workmanship: São Gonçalo chapel and the house of the sugar´s factory with same name. We will analyze the downtown´s formation during 18 ™ century and the beginning of the 19™ century, interchange period between cattle hinterland and sugar´s coast, downtown´s development with some sacred buildings: Matriz de Santa Rita, N. Sª da Conceição chrch, built at 1851 and dedicated to free blacks of city and city´s fair of 1822. At last, a short relate about the Santa Rita´s plant, which has received the name of the city´s saint, but before was called povoado do Real and after Cumbe.

  _________________________________________&________________________________________



À propos de mon livre: Santa Rita: l'héritage chrétien de l'Cumbe royale

Ce mémoire a l´ objectif de faire une brève présentation des plus impotants patrimonies de la ville de Santa Rita et l´origine de la village de Cumbe, racontée par une vision en ayant comme principal registre le patrimoine culturel et artistique de cette ville. Entre les monument qu´on peut mettre en valeu, il y a: la fabrique de sucre Dél-Rei ou la fabrique de sucre Tibiri, à cause de sa localisation au bord du fleuve avec même nom. Sera-ce le registre permanent de l´époque cloniale? Proche, il est localisée la chapelle São Sebastião. Sera-t-elle la prmière construction sacrée en dehors de Filipeia? Sur le 19ª. Siécle, époque où les hollandais prennent possession de la grande de capitaine de la Parahyba, on analysera cinq patrimoines qui on été bâtis à cette époque-là et qui survivent jusque nos jours: la chappelle de N. Sª da Batalha ( placée actuellement en territoire d´ Espírito Santo), la chapelle de N. Sª. do Perpétuo Socorro, Santana do Gargaú et à la fin, on analysera l´ceuvre singulière du baroque: la chapelle de São Gonçalo e la grande maison de la fabrique de sucre avec même nom. On analysera la formation du centre-ville pendant de 18°. Siècle et le début du 19°. Siècle, époque d´échange entre l´arrière-pays de bétail et la côte du sucre, développement du centre-ville avec quelques constructions sacrées: matriz de Santa Rita, l´église N. Sª da Conceição, bâtie en 1851 et consacrée aux noirs libres de la ville e la foire de la ville de 1822. Finalement, une brève histoire sur la principale usine de Santa Rita qui a reçu le nom de la sainte de la ville. mais avant elle vait été appellée Povoado do Real et après Cumbe.
_________________________________&_____________________________________________ 



Santa Rita: la herencia Cristiana del Real al Cumbe

Este libro tiene como objetivo mostrar una breve presentación delos patrimonios más importantes de la ciudad de Santa Rita y el origen del pueblo Cumbe. Entre los monumentos que se pueden destacar, están: elEngenhoD´el-Rei oEngenhoTibiridebido a su ubicación a la orilla del río que lleva el mismo nombre. ¿Sería el registro permanente del periodo colonial? Cerca se ubica la capilla de São Sebastião. ¿Sería ella la primera construcción sacra a las afueras de Filipéia? Sobre el siglo XVII, periodo en el que los holandeses se apozan de la Capitanía de Parahyba, serán analizados cinco patrimonios que se los construyeron en este periodo y que sobreviven hasta hoy: la capilla de Nª.Senhora da Batalha( ubicada actualmente en el territorio de Cruz do Espírito Santo) yla capilla de Nª. S ª do Perpétuo Socorro, Santana do Gargaú, al final, será evaluada la obra singalar del barroco: la capilla de São Gonçalo y el casaza del ingenio que tiene el mismo nombre.  Analizaré la formación del centro de la ciudad durante el siglo XVIII e inicio de XIX, periodo de intercambios entre el sertão pecuario y litoral azucarero, desarrollo del centro de la ciudad junto a algunas construcciones sacras a la matriz de Santa Rita, Iglesia Nª. Senhora daConceição, construida en 1851 y dedicada a los negros libres de la ciudad y la feria libre de 1822. Por último, un breve relato sobre la Usina Santa de Rita, la cual recibió el nombre de la “padroeira”, pero antes la habían llamado de pueblo del Real y luego Cumbe.

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

.

Social Icons

Featured Posts